Links de interesse

A GLOBALIZAÇÃO EM NÚMEROS

Quem é o mais poluente, o mais corrupto, o mais transparente, o mais comunicativo?

Dados sobre os países de todo o mundo e que estavam dispersos por 80 fontes diferentes, como o Banco Mundial ou as Nações Unidas, estão agora reunidos num único portal. E há revelações sobre Portugal, que contribuiu para o desenvolvimento do projecto.

Fonte: http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-05-07-Quem-e-o-mais-poluente-o-mais-corrupto-o-mais-transparente-o-mais-comunicativo-

Retratos de Portugal

Resumo de indicadores que caracterizam Portugal em formato e-book.

DOCUMENTÁRIOS

Nós alimentamos o mundo

Documentário sobre os disparates da produção de alimentos no mundo. Começa com o desperdício de pães, toneladas deles são atiradas ao lixo diariamente por terem apenas dois dias de fabrico. Alimentos ainda bons para o consumo vão para o lixo para satisfazer leis de consumo. Depois, vemos a pesca artesanal, a qualidade dos peixes que são trazidos diariamente ainda frescos e faz a comparação com a pesca industrial, em que navios ficam de quinze a trinta dias no mar e trazem toneladas de pescado, mas sem a mesma qualidade e já com um certo grau de putrefação.

O lado negro do chocolate

O lado negro do chocolate é um documentário produzido pelo jornalista dinamarquês Miki Mistrati. Ele decidiu investigar a origem do cacau que abastece grandes multinacionais, como Barry Callebaut, Nestlé e Mars. A maior parte da produção de cacau é originária do continente africano.

Catastroika

Dividocracia


União Europeia

Portal da EU 

EU – Jornais oficiais e portais institucionais

EU – espaço dos professores

Consumo responsável – portal educativo

Centro europeu do consumidor

Artisans du changement


Indicadores Online

PORDATA

Estatísticas e indicadores sobre os mais diversos aspectos de Portugal e da Europa.


INE - Instituto Nacional de Estatística


Estatísticas do Banco de Portugal


PEPROBE.COM

Apresenta canais como Economia, Finanças e Dívida, Sector Financeiro, Troika, Mercado de Capitais, Negócios e Pessoas e Famílias.Apresenta-se escrito em língua inglesa, porque tem como destinatários os potenciais investidores na economia portuguesa.


Destina-se ao que diz. É um projecto da família PORDATA.

EUROSTAT

É necessário o registo para aceder a toda a informação do serviço oficial de estatísticas da União Europeia.
Mesmo sem registo podemos verificar como é simples utilizar estas estatísticas a partir de  Country profiles. Estes perfis dos países mostram os dados num mapa, constroem gráficos e tabelas e permitem que recolhas os dados em ficheiros do Excel. 



Através do Factbook a OCDE disponibiliza abundante informação estatística caracterizadora dos seus membros. Todos os dados se encontram disponíveis em ficheiros Excel.

Indexmundi
Estatísticas de todo o mundo. Popular entre os alunos.

É a ferramenta mais fácil de utilizar para construir gráficos. Podem incorporar-se em sites ou blogues e blogues e actualizarão automaticamente. Seguindo o link ficará nos Indicadores do Desenvolvimento Humano em Português, mas se mudar a língua para inglês observará muito mais indicadores.

Países@

Um atlas com indicadores económicos e sociais de todos os países do Mundo organizado pelo INE brasileiro.


Rag.oecd.org

A experiência mais recente da OCDE na apresentação de estatísticas (só disponíveis dados para os países da OCDE).




At a Glance publications

 

OCDE - Ferramentas Interactivas


Better Life Index - OCDE


Há mais vida para além dos números frios do PIB e das estatísticas económicas. Este índice permite comparar o bem-estar entre os países, com base em 11 tópicos que a OCDE identificou como essenciais, nas áreas de condições materiais de vida e qualidade de vida: Habitação, Rendimento, Emprego, Comunidade, Educação, Ambiente, Participação Cívica, Saúde, Satisfação com a Vida, Segurança e Equilíbrio Trabalho-Vida.

Data.un.org

O novo motor de pesquisa das Nações Unidas que faz lembrar o Google.


Banco Mundial 


O World Development Indicators (WDI) 2009 é referência estatística que ajuda a medir o progresso do desenvolvimento. Os WDI fornecem uma abrangente perspectiva do desenvolvimento com dados do Banco Mundial e mais de 30 parceiros.

O World Development Indicators (WDI) é uma primeira compilação do Banco Mundial anual de dados sobre o desenvolvimento. Os WDI 2009 incluem mais de 800 indicadores, respeitantes a 209 economias, em mais de 90 tabelas organizadas em 6 secções: Visão do Mundo, Pessoas, Ambiente, Economia, Estados e Mercados e Links Globais.

A Quick Query é uma versão limitada da WDI que só permite seleccionar 50 países de cada vez! Outro recurso do Banco Mundial oferece a informação sobre o Mapa Mundo


ONU/PNUD



A Organização das Nações Unidas, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento vem publicando relatórios que divulgam uma extensa base de dados e análises pertinentes elaborada por economistas prestigiados. A versão portuguesa do Relatório de Desenvolvimento Humano 2011 não está integralmente traduzida, mas pode-se fazer o download de todos os indicadores num só ficheiro do Excel.

Os dados aparecerão com os títulos em inglês. Como os títulos dos indicadores são expressões curtas geralmente percebem-se bem, mas em caso de dúvida podemos utilizar o tradutor do Google. Também podemos ler as mesmas tabelas em Português (PDF).

Antes de se escolherem os países com os quais se irá trabalhar, deve ler-se em diagonal o Relatório de Desenvolvimento Humano 2011. Neste documento em pdf poderá fazer-se pesquisas facilmente introduzindo, por exemplo, o nome dos países que nos interessam na caixa no topo do documento.

O site do PNUD oferece ainda várias ferramentas, como:

- dados por países

- dados por indicador

- a possibilidade de pesquisa de todos os Relatórios por Temas

- a possibilidade de construíres as tuas próprias tabelas

- mapas do Desenvolvimento Humano mundial

 

 NationMaster


O nationmaster.com utiliza dados da CIA, da ONU, da OCDE e do Banco Mundial. Este site oferece o maior conjunto de indicadores estatísticos disponíveis na Internet. Por exemplo, pode-se observar a ordenação dos países pelo PIB per capita no modo gráfico ou como mapa.


The World FactBook

Se não encontrar dados sobre um país foi porque não experimentou o site da CIA!


 Infoplease

 Índice de Percepção da Corrupção


A corrupção é um obstáculo ao desenvolvimento dos países. Este aspecto poderá ser levado em consideração utilizando o Índice de Percepção da Corrupção (ver mapa) que a Transparency International publica desde 1995.



Country Profiles (Economy and Finance).

Outro site onde se podem encontrar estatísticas interessantes para Economia.

Informação ao Cidadão

Corporate Watch

Corporate Watch é uma organização sem fins lucrativos fundada por jornalistas independentes que se dedicam à pesquisa e observação do poder e do impacto social e ambiental das grandes empresas.

CorpWatch

CorpWatch: é uma organização de pesquisa e investigação jornalística, sem fins lucrativos, que tem o objectivo de divulgar a prevaricação empresarial e defender a responsabilização e a transparência das empresas multinacionais. Trabalha para promover a justiça global, o activismo dos media independentes e o controle democrático sobre as grandes empresas. 
Procuram expor empresas multinacionais que lucram com a guerra, fraude, crimes ambientais, desrespeito pelos direitos humanos e outros abusos, fornecendo informações críticas que promovam um público mais informado e uma democracia efectiva.

Relógio Mundial

Atlas de Portugal - O país socioeconómico

Comissão Europeia (Assuntos Económicos e Financeiros)

Eurocid

Aprender a Europa (Escolhe a opção FORMAÇÃO, depois em Jogos Aprender a Europa e diverte-te.)

Atlas de Portugal

Atlas do Mundo

DOLCETA

O projecto Dolceta encontra-se disponível em 22 línguas. Trata-se de uma ferramenta útil, concebida pela Rede Europeia de Formação Contínua.

Swiss Economic Institute

O organismo suíço, Swiss Economic Institute, prepara anualmente o Índice de Globalização através de um conjunto de 24 variáveis ligadas a três dimensões principais: económica, social e política.
A nível económico Portugal surge na 16ª posição, subindo para a 12ª posição se os dados forem apenas analisados no contexto da União Europeia. Na dimensão social desce para a 33ª posição. Na dimensão política volta a subir para a 18ª posição. No contexto da UE estas duas dimensões colocam Portugal em 18º e 11º lugar, respectivamente.
As primeiras posições deste índice são ocupadas pela Bélgica, Irlanda e Suíça. Há mais algumas presenças europeias na tabela dos 15 primeiros lugares, mas países como França, Itália, Alemanha ou Reino Unido não estão lá, o que faz Portugal surgir à frente destes parceiros europeus.
A dimensão económica do índice KOF mede fluxos de bens, capital e serviços ao longo do tempo, assim como as informações e as percepções que acompanham as alterações no mercado e os níveis de investimento estrangeiro.
A nível social é medido o fluxo de ideias, informação, imagens e pessoas. A nível político é analisada a difusão das políticas governamentais. O estudo é do KOF – Swiss Economic Institute - 2009.

Portal do cidadão

O essencial sobre dinheiro e finanças domésticas

Portugal - O Governo no sistema político


Educação

Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular

Gabinete de Avaliação Educacional

Ministério da Educação

Marketing

Portal do Marketing

Fernando Pessoa e o Marketing  (Alguns factos menos conhecidos do genial poeta e escritor Português)

Marketing on line

Marktest (estudos de mercado)

Uma aventura na Web (Webquest sobre marketing)


Contabilidade

FASB

Glossário de Contabilidade


Associações

Associação Portuguesa das Empresas de Contabilidade

Associação Portuguesa dos Técnicos de Contabilidade

DECO

Ordem dos Economistas


Blogs

Blogue de Economia

Blogue de Economia

Economia 12


Bancos

Banco Central Europeu

Banco de Portugal

Bolsa de Valores de Lisboa


Economia

Associação Europeia de Comércio Livre

Diário Económico

Dicionário de Economia

Dicionário de Economia – IAPMEI

Economia & Finanças

Economia - Jornal Público

Estatística - Indicadores Económicos e Sociais

The Economist

Economia no Sapo