ÁREA DE INTEGRAÇÃO‎ > ‎Módulo 5‎ > ‎

Tema-problema 6.1 - O trabalho, a sua evolução e estatuto no Ocidente

Tema 6.1 - O trabalho, a sua evolução e estatuto no Ocidente

Este Tema-problema aborda o conceito de Trabalho, com ênfase na mutação de modelos ao longo do tempo e na interdependência desses modelos com as condições sociais, económicas e culturais.



 PROJECTO - O MUNDO DO TRABALHO ATRAVÉS DO CINEMA


Nos últimos anos transformações profundas e rápidas têm acontecido no mundo do trabalho. Estas alterações, que vão desde as formas de organização do trabalho até às condições laborais, marcam também mudanças culturais e identitárias muito arreigadas. Como é que estas mudanças são vividas pelos jovens que hoje pretendem entrar no mercado de trabalho?

Que incompreensões e rupturas geracionais se produzem entre jovens e adultos, no que se refere ao modo de entender o trabalho? Estas são perguntas que incomodam muitos educadores, preocupados com o futuro dos seus alunos. Para abordar estas questões, torna-se necessário partilhar experiências, inquietudes e reflexões com os jovens. Com este projecto pretende-se facilitar a abordagem a uma reflexão colectiva entre professores e alunos. Os tópicos abordados são:
  • O mundo do trabalho como espaço de criação de uma identidade individual e colectiva (cultura laboral, relação entre a educação e o mundo do trabalho, etc.); 
  • Condições de trabalho (precarização, trabalho temporário, stress, mobilidade, novas políticas de recursos humanos, etc.) 
  • Conflitos laborais 
  • O trabalho noutros contextos geográficos (deslocalização, trabalho infantil,desemprego, etc.) 
  • O desemprego e a ausência de trabalho 
  • A imigração Sul-Norte 

A selecção de filmes foi feita tendo em conta critérios de adequação ao público a quem se dirige esta proposta didáctica, bem como a acessibilidade do material videográfico. Tratam-se de filmes editados em vídeo ou DVD, que podem ser adquiridos ou alugados em bibliotecas ou video-clubes. Alguns podem também ser encontrados na net. Cada ficha didáctica incorpora a seguinte informação: ficha técnica do filme, objectivos pedagógicos da sua utilização, orientações para os professores e sugestão de questões para debate (após visionamento) sobre os temas abordados no filme.

O objectivo deste projecto é o desenvolvimento de actividades que envolvem filmes de conteúdo laboral, no seu sentido mais amplo, incluindo os aspectos históricos, económicos, de igualdade de género, políticos, éticos e ambientais.

O projecto fundamenta-se na utilização do cinema como recurso didáctico e serve como ponto de partida para a investigação, a reflexão e o debate, possibilitando aos alunos a interconexão transversal dos conhecimentos adquiridos em diversas matérias e o seu reflexo na realidade apresentada nos filmes. Permitirá também ao aluno o desenvolvimento de competências relacionadas com o trabalho em equipa, aprendendo a organizar e a assumir as responsabilidades e a desenvolver os esforços requeridos por este tipo de tarefas. 


Como elaborar um comentário de um filme

Em princípio, o comentário a um filme pode ser elaborado de acordo com as mesmas normas utilizadas para fazer um comentário a um texto. No entanto, um filme tem as suas próprias características que levam a que seja feito um tratamento particular.

O comentário não se limita a descrever o filme. Também avalia, analisa (ou decompõe), sintetiza  e interpreta.

Cada espectador percebe o filme à sua maneira, condicionado pela sua experiência de vida. Porque uma coisa é o conjunto de ideias e emoções representadas e outra diferente são as percebidas pelo espectador.

Esta é a razão pela qual falamos de várias leituras ou diferentes níveis de leitura de um filme, que se podem manifestar implícita ou explicitamente pelo autor ou experimentados pelo espectador.

O comentário pode começar por situar o filme no seu ambiente sócio-histórico (contextualizar). De seguida, descrevem-se  os personagens.

Posteriormente,pode proceder-se à decomposição dos elementos que compõem  o filme (análise), como por exemplo o sistema de valores e princípios defendidos, a estrutura de classes que emerge da sociedade reflectida no filme, o status dos personagens, relações de poder, a visão do campo em contraste com a cidade, a violação dos deveres cívicos, possível discriminação em razão do nascimento, raça, sexo, religião, opinião ou qualquer outra condição ou circunstância pessoal ou social, prováveis atentados à  liberdade, igualdade, solidariedade e direitos humanos, etc

De seguida, trataríamos de estabelecer uma relação entre esses elementos individuais no conjunto do filme (síntese), para de seguida se proceder a uma a interpretação geral, uma vez que o filme constitui um todo com significado global. É provável que o autor defenda uma tese com base numa hipótese (suposição ou conjectura) que pretende provar. De um modo geral, existe uma hierarquia de questões abordadas no filme, de modo a que existem uns que são centrais e outros secundários ou mesmo sem qualquer relevância para o desenvolvimento da tese central.

Também é possível que os aspectos centrais do filme sejam comuns a vários outros filmes, que podem ser mencionados no comentário, destacando as semelhanças.

Sabemos que um filme é simultaneamente um produto industrial e uma obra de arte, portanto, os temas abordados podem envolver ou implicar aspectos tecnológicos,  financeiros  e artísticos, que não são o objecto fundamental do comentário a elaborar, podendo no entanto fazer-se uma breve alusão a eles.





Ċ
Ilda Dinis,
17/09/2014, 14:32
Ċ
Ilda Dinis,
02/10/2014, 06:33