ÁREA DE INTEGRAÇÃO‎ > ‎Módulo 4‎ > ‎

Tema-problema 7.2 – Um desafio global: o desenvolvimento sustentável



A história das coisas

Vídeo do YouTube


A história das coisas (The Story of Stuff) é um documentário web sobre o ciclo de vida dos bens e serviços.O documentário, colocado na rede a 4 de Dezembro de 2007, foi escrito e narrado por Annie Leonard, e patrocinado pela Tides Foundation e pela Funders Workgroup for Sustainable Production and Consumption, em parceria com a Free Range Studios. Segundo o site oficial do documentário, o mesmo já foi visto por mais de 12 milhões de pessoas, tendo sido também visionado em milhares de escolas e e diversos centros comunitários, em todo o mundo. 

O documentário tem a duração de 20 minutos e apresenta uma visão crítica da sociedade consumista. Mostra a relação que existe entre um grande número de problemas sociais e o ambiente e desafia-nos a criar um mundo mais sustentável e justo. O documentário divide-se em 7 capítulos: Introduction (Introdução), Extraction (Extracção), Production (Produção), Distribution (Distribuição), Consumption (Consumo), Disposal (Resíduos) , e Another Way (Outro caminho). 

O documentário descreve a economia de materiais, um sistema composto por extracção, produção, distribuição, consumo, e resíduos. Este sistema tende a expandir-se com as pessoas, o estado, e as empresas. 

A sua ideia principal é: Não é possível fazer funcionar indefinidamente um sistema linear num planeta finito. Fonte: Wikipedia (artigo completo aqui

Página oficial: http://storyofstuff.org/



Documentário COMPRAR-DEITAR FORA-COMPRAR (OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA)

Baterias gastas ao fim de 18 meses, impressoras bloqueadas ao fim de um certo número de impressões, lâmpadas que fundem ao fim de mil horas... Porque é que, apesar dos avanços tecnológicos, os produtos que consumimos duram cada vez menos?

A TV 2 espanhola e a RTVE transmitiram "Comprar, tirar, comprar", um documentário que revela o segredo: obsolescência programada, o motor da economia moderna.

Filmado em Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Gana, "Comprar, tirar, comprar", faz uma viagem através da história da prática empresarial que consiste na redução deliberada da vida de um produto para aumentar o seu consumo pois, como publicado em 1928 por uma influente revista de publicidade dos EUA, " um artigo que não se desgasta é uma tragédia para os negócios ".





Comprar, tirar, comprar




Quanta comida se pode comprar com 5 dólares?




ĉ
Ilda Dinis,
27/04/2014, 07:49
Ċ
Ilda Dinis,
27/03/2014, 13:39
Ċ
Ilda Dinis,
27/04/2014, 07:52