ÁREA DE INTEGRAÇÃO









Entrega dos trabalhos

Todos os trabalhos têm um prazo limite de entrega.

Os alunos que não cumprirem com o prazo estabelecido terão uma diminuição na classificação de cerca de 10% por cada dia de atraso, até ao máximo de 5 dias. Após 5 dias, o trabalho será cotado com zero valores.

 

Material Necessário

Caderno Diário

Caneta

Lápis

Borracha

Outro material específico para determinados conteúdos, a solicitar oportunamente pela professora.

A falta de material que impeça o bom desenvolvimento do trabalho do aluno será tida em conta na avaliação final.

Finalidades da disciplina:

Tal como o próprio nome indica, esta disciplina tem como finalidade integrar o aluno em três dimensões, que, embora diferentes, estão relacionadas entre si, a saber:

o contexto profissional - a empresa, pública ou privada, onde predominam as relações laborais, as relações hierárquicas, uma cultura e um clima específico, entre outras coisas; o contexto local - dado que a empresa está localizada numa dada área geográfica, é necessário aprender e conhecer os contextos locais, tais como, o seu património histórico, natural e cultural, os seus recursos humanos, a sua população, a sua actividade produtiva; ocontexto global, sobretudo, o contexto europeu - dado que, no actual mundo globalizado, a empresa (até a empresa local e familiar) não é uma ilha isolada, é necessário compreender o desafio global que temos pela frente e reconhecer os possíveis diferentes modelos de desenvolvimento. Para compreender os contextos aludidos anteriormente é necessário que o aluno inicie, por um lado, o processo de autopercepção e, por outro lado, a percepção dos outros. Assim, é importante o conhecimento geral dos processos de formação da identidade da pessoa, sob diferentes domínios, como por exemplo, o psicológico, sociológico, o fisiológico e o cultural.

Em suma, citando o próprio programa oficial:

designação da disciplina remete-nos para a ideia de uma transversalidade e encontro de conhecimentos diferentes áreas disciplinares disponíveis para serem aplicados numa melhor compreensão do mundo contemporâneo (...). Desta forma, é necessária uma aquisição de saberes oriundos de diferentes ciências, tais como, as ciências sociais, a reflexão filosófica, e é igualmente necessário o desenvolvimento de competências para a integração na vida social e no mercado de trabalho, em constante transformação e globalizado.

Para alcançar estas finalidades, as unidades temáticas estão subordinadas a três áreas, respectivamente, a Pessoa, a Sociedade e o Mundo.No domínio das competências, métodos e instrumentos, procuraremos que os alunos desenvolvam a curiosidade, a iniciativa, a criatividade no encontro de soluções partilhadas, a responsabilidade na realização de projectos, o sentido de cooperação de processos e de produtos. Para tal, de forma permanente e integrada, utilizaremos “as novas tecnologias de informação e de comunicação que permitem ampliar incomensuravelmente a possibilidade de saber e de agir, abrindo novas dimensões à vida pessoal e social” (programa oficial). Mais importante do que os conteúdos programáticos é a pesquisa desses mesmos conteúdos. Assim, com o apoio das novas tecnologias da informação, o método de trabalho predominantemente utilizado é o aprender/ensinando. Procuraremos criar condições de aprendizagem em que as competências cognitivas serão estimuladas simultaneamente com as sócio-afectivas, atribuindo-se igual importância aos saberes e aos processos que veiculam.

Dado que a realização das aprendizagens se faz por módulos, haverá momentos de avaliação no final de cada módulo. No final de cada tema - problema, o aluno realizará uma síntese escrita. No entanto, uma vez adoptada a metodologia de pesquisa, o aluno será avaliado a cada momento em que se desenrola o trabalho de investigação.

Assim, pequenas fichas de avaliação incidirão sobre pequenos segmentos de aprendizagem. Relatórios de visitas de estudo, de conferências, de filmes constituirão também instrumentos de avaliação.

Sequência de temas: (ver também a planificação anual):

1º Módulo: Tema-problema 5.1 – A integração no espaço europeu;   

                    

Tema-problema 7.1 - Cultura global ou globalização de culturas?

2º Módulo: Tema-problema 5.2 - A cidadania europeia

3º Módulo: Tema-problema 6.3 – As organizações do trabalho

                   Tema-problema 

7.3 – O papel das organizações internacionais
 

4º Módulo: Tema-problema 

7.2 – Um desafio global: o desenvolvimento sustentável

5º Módulo: Tema-problema 6.1 - O trabalho, a sua evolução e estatuto no Ocidente


6º Módulo: Tema-problema 6.2 - O desenvolvimento de novas atitudes no trabalho e no emprego: o empreendedorismo
                     Tema-problema 8.1 - Das Economias-mundo à Economia Global