A Economia...no cinema

Quem não gosta de cinema?A análise de filmes desenvolve a capacidade
de pensamento crítico e oferece uma forma diferente e divertida de compreender a economia.


Inside Jobs (2010) - Documentário - Charles Ferguson

Documentário não apenas sobre as causas, mas também sobre os responsáveis pela crise económica mundial de 2008 , que conduziu à ruína de milhões de pessoas que perderam as suas casas e os seus empregos, e também ameaçou a estabilidade económica dos países desenvolvidos . Através de entrevistas a especialistas financeiros, políticos e jornalistas e de um extenso trabalho de investigação,  mostra a ascensão de empresários sem escrúpulos e a degradação da política e da educação .  Inside Job , mostra a história chocante de um "estado de Wall Street " e explica como a recente crise financeira foi de facto um " trabalho interno "  levado a cabo por banqueiros, políticos, agências de rating , burocratas e académicos  que utilizaram a desregulamentação dos mercados para criar e promover instrumentos financeiros derivados complexos - conhecidos por alguns como " armas de destruição em massa" - para beneficiar as suas próprias contas bancárias , enquanto fechavam os olhos quando o mercado de hipotecas subprime desabou , destruindo as poupanças de toda uma vida de muitas pessoas comuns. Como é dito no filme : "Esta crise não foi um acidente". De acordo com o seu realizador, Charles Ferguson , "esta crise era completamente evitável, na verdade, durante os 40 anos que se seguiram à Grande Depressão, os Estados Unidos não sofreram nenhuma crise financeira. No entanto, a progressiva desregulamentação do sector financeiro desde os anos oitenta , deu lugar a uma actividade criminosa, cuja " inovações " produziram uma sucessão de crises financeiras. Cada crise tem sido pior do que o anterior , no entanto, graças ao crescente poder e riqueza dos seus protagonistas , os seus responsáveis conseguiram escapar à justiça . No caso desta crise , ninguém foi preso , apesar da fraude que causou prejuízos de biliões de dólares .Através deste filme, em menos de duas horas,podemos perceber a natureza e as causas deste problema.Depois de vê-lo, independentemente da opinião política, todos podemos estar de acordo sobre a importância de repor a confiança e estabilidade no nosso sistema financeiro e exigir a responsabilização daqueles que o têm destruído. Narrado pelo vencedor do Óscar Matt Damon, o documentário foi filmado em localidades dos Estados Unidos , Islândia , Inglaterra, França, Singapura e China.

Fontes

Filmaffinity

O documentário na Wikipedia


Margin Call 2011
Dirigido por J. C. Chandor. Com Kevin Spacey, Paul Bettany , Jeremy Irons, Zachary Quinto , Penn Badgley , Simon Baker, Mary McDonnell , Demi Moore e Stanley Tucci . Narra a vida de oito trabalhadores de um poderoso banco de investimento 24 horas antes do início da crise financeira de 2008. Quando Peter Sullivan ( Zachary Quinto ), um novato analista, revela dados que poderiam levar a empresa à ruína, ele desencadeia uma cascata de decisões tanto morais e financeiras que produzem um terremoto na vida das pessoas envolvidas. O filme é inspirado no que ocorreu com a Lehman Brothers, nos Estados Unidos, e a crise económica mundial subsequente de 2008-2011 mundial.Nomeada para 5 óscars.

Fontes

Margin Call Trailer

Wall Street II (2010)


Realizador: Oliver Stone. Intérpretes: Shia LaBeouf, Michael Douglas, Carey Mulligan, Susan Sarandon, Frank Langella, Josh Brolin, Eli Wallach, Austin Pendleton, John Bedford Lloyd, Vanessa Ferlito, John Buffalo Mailer, Jason Clarke, Christian Baha, Oliver Stone, Charlie Sheen. Sinopsis:Sequela do filme Wall Street de 1987. Após sair em liberdade, depois de cumprir uma pesada pena de prisão, o implacável tubarão das finanças, Gordon Gekko (Michael Douglas) sente-se perdido dentro do mundo que anteriormente dominava. Procurando restabelecer os laços com a sua filha, Gekko conhece por acaso Jakob (ShiaLaBeouf), o seu noivo. Juntos prometem apoiar-se mutuamente: Gordon ajudará Jacob num plano de vingança, e este ajudará  Gordon no sentido de este se reconciliar com a sua filha.

Fontes

Filmaffinity


Tulipmania - Documentário


Documentário que relata uma das maiores crises económicas da história. As principais protagonistas foram as tulipas, que chegaram a ser consideradas um artigo de luxo, tão valiosas como o ouro. Aconteceu em Amesterdão, durante o séc. XVII.


Fontes

Tulipmanía Parte 1

Tulipmanía Parte 2 

Tulipmanía Parte 3

Tulipmanía Parte 4

Tulipmanía Parte 5

Tulipomanía, The Golden Age (em inglês) 
Tulipmanía (em inglês)

Em busca da felicidade (2006)


Christopher Paul Gardner, é um milionário empreendedor e filantropo, célebre devido ao facto de a sua vida ter inspirado o filme “Em busca da felicidade”, protagonizada por Will Smith. A história fascinante de Christopher Gardner não serviu só para ser levada ao grande ecrã como pode servir de exemplo a seguir por toda a sociedade.

Erin Brockovich (2000)


Realizador: Steven Soderberg.
Com: Julia Roberts, Albert Finney, Aaron Eckhtart, Peter Coyote, Marq Helgenberger, Cherry Jones, Scott Leavenworth. 
No ano de 2001 obteve vários prémios: 
Óscar: Melhor actriz (Julia Roberts). 
Globos de Ouro: Melhor actriz (Julia Roberts). 
Prémios BAFTA: Melhor actriz (Julia Roberts). 
2 prémios National Board of Review: Melhor actriz, realizador (Steven Soderberg). 
Associação de Críticos de Los Angeles: Melhor realizador e actriz (Julia Roberts). 
Círculo de críticos de Nova York: Melhor realizador (Steven Soderbergh).

Sinopse: Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está a ser contaminada e a espalhar doenças entre os seus habitantes, convence o seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, servindo-se de todas as suas qualidades naturais, desde a voz suave e convincente até aos  seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.

Uma verdade inconveniente

O Ex-Vice-Presidente, Al Gore, apresenta uma alarmante e preocupante perspectiva sobre o futuro do nosso planeta - e civilização - neste documentário do ano OBRIGATÓRIO. Aqui está um alerta que expõe os mitos e ideias erradas afim de fazer ouvir a mensagem: o aquecimento global é uma ameaça real hoje! Uma Verdade Inconveniente mostra-nos os persuasivos argumentos de Al Gore de que temos de actuar já para salvar o planeta terra. Cada um de nos pode alterar coisas no modo como vivemos as nossas vidas e passar a fazer parte da solução."


Fontes

Documentário - uma verdade inconveniente

Uma verdade inconveniente na Wikipedia

The company men
Bobby Walker (Ben Affleck) não tem que se queixar da vida. Tem uma bela família, um bom emprego e um deslumbrante Porsche na garagem. O que ele não esperava era que, devido a uma política de redução de pessoal, fosse demitido. Phil Woodward (Chris Coioper) e Gene McClary (Tommy Lee Jones), seus colegas de trabalho, passam pela mesma situação. A mudança faz com que o trio tenha que redefinir suas vidas, como maridos e pais de família.
Fontes




Capitalismo - uma história de amor

Michael Moore (2009), l’enfant terrible do cinema documental americano,  apresenta uma análise de como o capitalismo corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos, visando gerar lucros cada vez maiores para um grupo selecto da sociedade, enquanto que a maioria perde cada vez mais direitos.

 

Zeitgeist - The Movie - 2007

O primeiro filme que abordou a crise económica não se estreou nos cinemas mas na Internet. A série Zeitgeist começou a ser difundida em 2007. Só até ao terceiro episódio, estreado no início do ano, a série documental foi vista por mais de 50 milhões de pessoas.


Zeitgeist - The movie


SICKO - SOS Saúde
Neste filme Moore mostra a sua visão pessoal sobre o sistema de saúde dos Estados Unidos, destacando a crítica às grandes empresas de serviços de saúde americanas.
Quando foi entrevistado sobre o seu documentário, Moore disse: «Se perguntarem, digam que Sicko é uma comédia sobre os cerca de 45 milhões de pessoas sem saúde pública do país mais rico do mundo».

SICKO


A DOUTRINA DO SHOCK

Documentário baseado no livro de Naomi Klein com o mesmo nome, aborda o auge do chamado “capitalismo do desastre”, que instiga os governos a aproveitar os períodos de crise económica, guerras, desastres naturais, ataques terroristas e epidemias, para saquear os interesses públicos e desenvolver todo o tipo de reformas a favor do liberalismo de mercado . Estas medidas são tão duras que só têm sido implementadas mediante a utilização do medo, da força e da repressão. O documentário inicia-se com uma referência ao uso de electrochoques  (tratamento ainda utilizado em doentes com depressão severa que não respondem a tratamento com medicamentos) para de seguida estabelecer o paralelismo social e referir a terapia de choque económico, traçando assim as origens do capitalismo selvagem e das teorias radicais do prémio Nobel da Economia Milton Friedman, e a sua implementação posterior em todo o mundo, desde as ditaduras do Chile ou Argentina dos anos 70, à Inglaterra de Margaret Thatcher, Rússia de Yeltsin, ou à invasão do Afeganistão e Iraque.Na actual crise mundial é imperiosa a necessidade de uma alternativa ao neoliberalismo aplicado em todo o mundo durante os últimos 60 anos. (Duração: 77 min).


Documentário - A doutrina do choque



OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA (COMPRAR, TIRAR, COMPRAR)

O documentário denuncia uma prática comum na sociedade de consumo, desde quase há um século: a obsolescência programada, isto é, a diminuição deliberada do ciclo de vida de um produto para aumentar o seu consumo. Em 52 minutos podemos observar como a  obsolescência calculada invadiu a sociedade ocidental a partir dos anos vinte do século passado, quando os fabricantes começaram a pensar em aumentar as vendas dos seus produtos à custa da confiança dos seus clientes.  "O que aconteceria à industria se todos possuíssem  um produto de vida longa, que não necessitasse de ser renovado?". Uma influente revista avisava em 1928 que "um artigo que não se estraga é uma tragédia para os negócios".  Dirigido por Cosima Dannoritzer e produzido por Media 3.14 e Article Z, televisão catalã,  TVE e Arte France. (Duração: 52 min - com introdução 77 min.).

Obsolescência Programada


CONSUMO, O IMPÉRIO DOS SENTIDOS

Todos os dias recebemos centenas de estímulos publicitários e tomamos decisões de compra mas... Somos livres ao tomar essa decisão? Somos guiados pela razão e pela consciência ao decidirmos por um determinado produto? O que fazem as marcas e as lojas para atrair a nossa atenção? Como se dá o "clique"  de compra? Num mercado com uma oferta infindável, marcas e empresas estão cada vez mais interessadas em saber o que acontece na nossa cabeça. As estratégias de venda postas em prática nos últimos anos apostam no estímulo dos cinco sentidos dos consumidores, provocando emoções em relação às marcas, procurando que o acto de compra seja uma experiência, utilizando aquilo a que se chama o marketing sensorial.  Este documentário mostra-nos como os sentidos e as emoções influem (e muito) na decisão de compra. As pessoas reagem emocionalmente e, conhecer o que se passa na cabeça dos consumidores é hoje o maior desafio que se coloca às marcas. Por isso, as empresas de estudos de mercado recorrem cada vez com mais frequência ao neuromarketing. Documentário produzido pela TVE. (Duração: 57 min.).

Consumo - O império dos sentidos


FINANÇAS ÉTICAS

economia social e solidária está a dotar-se de sistemas financeiros alternativos, mais de acordo com os seus valores e ética. Nos últimos anos verificou-se um aumento progressivo do número de pessoas que optam pelo benefício social em detrimento do beneficio financeiro e decidem confiar as suas poupanças a entidades que lhes dizem em quê e para quê usam o seu dinheiro. Tríodos Bank, FIARE-Banca Ética ou Coop57 são uma alternativa à banca convencional para aqueles que procuram   um uso responsável do seu dinheiro, mais de  acordo com os seus valores. Segundo o Observatório das Finanças Éticas, em 2011 existiam cerca de  575 milhões de euros em depósitos e cerca de  600 milhões em empréstimos.Os modelos de intermediação financeira oferecidos pela chamada banca ética são diferentes em termos de origem e  abordagens, mas coincidem em aspectos fundamentais: promovem a  economia real do meio em que estão inseridas, praticam a transparência, já que tornam público todos os investimentos, e centram as suas operações nos benefícios sociais e ambientais. (Duração: 57min.).

Finanças éticas


OS NEGÓCIOS DE BRUXELAS

“As pessoas não entendem o que é a União Europeia. Não entendem como funciona e não sabem quem  a dirige, mas sabem que essas pessoas não foram eleitas pelos cidadãos ”. É com esta declaração do  representante máximo de um dos lobbies que actuam na Europa que se inicia este documentário que desvenda a influência exercida pelos cerca de 2500 lobbies, concentrados no epicentro do poder político e económico que é Bruxelas. Estes grupos de influência exercem o seu poder e actuam na sombra e frequentemente em  segredo. Desde a criação da União Europeia em 1993, que um grupo de membros do Observatório de Corporações na Europa, tem advertido do perigo de a Europa se converter numa “lobbicracia”, na qual estas redes de pressão exercem uma influência descontrolada sobre as normativas, em seu próprio benefício. Após vinte anos de desregulação  e liberalização, a Europa está a ponto de estalar… Será isto que os europeus querem?” Porque é que a Europa adoptou um  modelo que nos conduziu à actual crise?". Documentário de investigação produzido pelas televisões públicas da Áustria e Bélgica (Duração: 59 min.).

Os Negocios De Bruxelas


VÍDEOS SOBRE A ECONOMIA PORTUGUESA


Ernâni  Lopes - Portugal em 2014


Ernâni Lopes –Sustentabilidade da economia portuguesa



Outros documentários


A ilha das Flores


Da Servidão Moderna


Arquitectos do Poder

A batalha pela Economia Mundial

A Corporação



The corporation

A Crise do Capitalismo (dobrado em português)

Story of Stuff  (legendado)



Super Size Me (legendado)





Duríssima critica ao sistema bancário e financeiro.

Aula de economia baseada no filme "El Concursante"


OUTROS FILMES

 TEMPOS MODERNOS (1936)
A Economia e os sistemas económicos
 WALL STREET (1987)
O dinheiro e os sistemas financeiros
 RECURSOS HUMANOS (1999) 
A empresa e a produção
 CIDADÃO KANE (1941)
A política monetária e a inflação
 YOU’VE GOT MAIL (1998)
 Tipos de mercado e seu funcionamento
 LOS LUNES AL SOL (2002)
A globalização da economia
 WONDERFUL LIFE (1946) 
Indicadores económicos

 CIUDAD  DE DIOS (2002)
Os desequilíbrios do mundo actual
 GANG (2001)
A intervenção do estado na economia
 





"Trata-se de um filme interessante por diversas razões, de que mencionaremos apenas algumas: por proporcionar um espaço de entretenimento e de prazer, conduzindo-nos às deslumbrantes paisagens africanas, para um contexto espacio-temporal totalmente diferente do nosso; pelo próprio enredo do filme, pelas situações caricatas com que nos confronta, a cada passo, e que são motivo de saudáveis gargalhadas; e, principal motivo desta nossa eleição, pelas ocasiões de reflexão que proporciona a respeito de nós, dos outros, e de como reagimos em relação aos imprevistos e às situações novas, à mudança, afinal." Ler mais aqui.