Baú‎ > ‎Gestão‎ > ‎

Módulo 11 - Análise Económica e Financeira

A análise económica e financeira baseia-se essencialmente em informações fornecidas pelaclick for larger image and more info contabilidade,. Este aspecto determina que se devam preparar as peças contabilísticas que irão ser utilizadas, em moldes que satisfaçam as exigências da análise económica e financeira, uma vez que

esta é eminentemente dinâmica, implicando a necessidade de efectuar comparações de elementos relativos a períodos diferentes da empresa, enquanto que a contabilidade é, fundamentalmente, um registo histórico e os modelos de demonstrações financeiras que dela são extraídos revelam apenas situações estáticas reportadas a momentos determinados.

Desta forma, neste módulo serão utilizadas diversificadas demonstrações financeiras como Balanços, Demonstração dos Resultados por naturezas e por funções, Demonstração de Fluxos de Caixa e Anexo, como instrumentos de análise económico-financeira.

Far-se-á igualmente o estudo da rendibilidade, através do cálculo de rácios/indicadores, que permite medir os lucros ou excedentes e avaliar da sua grandeza ou adequabilidade com os meios de produção utilizados e com os objectivos sociais, visando apoiar as decisões de gestão. 

Cabe ainda no âmbito deste módulo o estudo do valor de mercado das cotações das empresas, através do cálculo de rácios: price earnings ratio, dividend yield e payout ratio, que conduzirá inevitavelmente à análise da qualidade dos resultados, para sustentar a fiabilidade dos mesmos.

À análise financeira caberá o papel de colher todo um conjunto de informações que permitam formar um juízo adequado sobre a situação financeira da empresa, competindo-lhe, fundamentalmente, saber se a empresa dispõe dos meios financeiros suficientes e adequados às suas necessidades de funcionamento ou se tem possibilidade de os obter de forma a funcionar regularmente sem ter de depender de terceiros.

Os conhecimentos adquiridos até agora deverão ser resumidos num painel de gestão, onde se encontrarão os mais relevantes rácios/indicadores de natureza económico-financeira, propícios a um completo diagnóstico da evolução da empresa, perspectivando assim o seu futuro.


NA PISTA DO CASH-FLOW!

Na pista do cash-flow é um jogo-mistério que possibilita uma melhor compreensão das causas dos problemas relacionados com fluxos de caixa. Os alunos devem recolher e analisar evidências sobre as razões que levaram à falência de uma empresa. Quanto mais perguntas acertarem, mais evidências podem obter e, desta forma, resolver o mistério. (ver ficheiros em anexo)







TEXTOS DE APOIO

Ċ
Ilda Dinis,
07/04/2012, 16:43
Ċ
Ilda Dinis,
07/04/2012, 16:38
Ĉ
Ilda Dinis,
07/04/2012, 16:39