Baú‎ > ‎ECONOMIA C - 12º Ano‎ > ‎

Textos de apoio

Como elaborar um comentário de um filme

Em princípio, o comentário de um filme pode ser elaborado de acordo com as mesmas normas utilizadas para fazer um comentário a um texto. No entanto, um filme tem as suas próprias características que levam a que seja feito um tratamento particular.

O comentário não se limita a descrever o filme. Também avalia, analisa (ou decompõe), sintetiza  e interpreta.

Cada espectador percebe o filme à sua maneira, condicionado pela sua experiência de vida. Porque uma coisa é o conjunto de ideias e emoções representadas e outra diferente são as percebidas pelo espectador.

Esta é a razão pela qual falamos de várias leituras ou diferentes níveis de leitura de um filme, que se podem manifestar implícita ou explicitamente pelo autor ou experimentados pelo espectador.

O comentário pode começar por situar o filme no seu ambiente sócio-histórico (contextualizar). De seguida, descrevem-se  os personagens.

Posteriormente,pode proceder-se à decomposição dos elementos que compõem  o filme (análise), como por exemplo o sistema de valores e princípios defendidos, a estrutura de classes que emerge da sociedade reflectida no filme, o status dos personagens, relações de poder, a visão do campo em contraste com a cidade, a violação dos deveres cívicos, possível discriminação em razão do nascimento, raça, sexo, religião, opinião ou qualquer outra condição ou circunstância pessoal ou social, prováveis atentados à  liberdade, igualdade, solidariedade e direitos humanos, etc

De seguida, trataríamos de estabelecer uma relação entre esses elementos individuais no conjunto do filme (síntese), para de seguida se proceder a uma a interpretação geral, uma vez que o filme constitui um todo com significado global. É provável que o autor defenda uma tese com base numa hipótese (suposição ou conjectura) que pretende provar. De um modo geral, existe uma hierarquia de questões abordadas no filme, de modo a que existem uns que são centrais e outros secundários ou mesmo sem qualquer relevância para o desenvolvimento da tese central.

Também é possível que os aspectos centrais do filme sejam comuns a vários outros filmes, que podem ser mencionados no comentário, destacando as semelhanças.

Sabemos que um filme é simultaneamente um produto industrial e uma obra de arte, portanto, os temas abordados podem envolver ou implicar aspectos tecnológicos,  financeiros  e artísticos, que não são o objecto fundamental do comentário a elaborar, podendo no entanto fazer-se uma breve alusão a eles.

ć
Ilda Dinis,
23/09/2014, 15:19
Ċ
Ilda Dinis,
03/10/2014, 09:34
Ċ
Ilda Dinis,
18/09/2014, 15:03
Ċ
pdh.pdf
(7726k)
Ilda Dinis,
18/09/2014, 14:38
Ċ
Ilda Dinis,
18/09/2014, 14:40