Baú‎ > ‎

ECONOMIA C - 12º Ano

A disciplina de Economia C destina-se a alunos que já se iniciaram na perspectiva económica de abordagem dos fenómenos sociais ao longo dos anos lectivos anteriores. Pretende-se, agora, alargar a escala de análise ao nível mundial, permitindo que os alunos contextualizem conhecimentos já adquiridos nas problemáticas contemporâneas mundiais e que sobre elas se documentem e reflictam.
O cidadão português, para além de cidadão europeu, é, cada vez mais, cidadão do mundo. De um mundo cada vez mais entendido como sistema, onde tudo está ligado, mas onde as desigualdades de nível e de qualidade de vida se mantêm de forma acentuada. De um mundo que é necessário compreender nas suas características essenciais e nos seus problemas. De um mundo no qual há que participar de forma construtiva, tendo em vista o presente mas, também o futuro - o nosso futuro comum. De um mundo onde a dimensão ética, corporizada nos direitos humanos, não pode estar ausente.
Embora seja privilegiada a perspectiva do economista (como é natural numa disciplina de Economia), esta é completada, sempre que oportuno, com refer<~encias a articulações com outros domínios do saber social.