Baú‎ > ‎ECONOMIA A - 10º Ano‎ > ‎

- Unidade 2 - Necessidades e consumo

Sociedade de Consumo

Consumismo e consumerismo

A diferença entre o consumerismo e o consumismo é que no consumerismo as pessoas adquirem somente aquilo que que caracteriza um consumo racional, controlado e responsável, que tem em contas as consequências económicas, sociais, culturais e ambientais do próprio acto de consumir. 

Já no
 consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que tem curiosidade de experimentar devido à publicidade, à moda ou por ser um produto de marca. 

Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental. A doença do consumismo tem nome, chama-se oniomania, ou consumo compulsivo. As pessoas compram compulsivamente coisas que não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar.

O consumerismo é importante para levar o indivíduo a reflectir
 sobre as suas necessidades, aspirações e recursos, nunca se desligando das consequências dos seus actos para o ambiente, para os trabalhadores e para o mercado... 

Para saber mais...

O consumidor precisa de estar mais atento aos recursos naturais e à sua utilização, em função das suas necessidades reais. É o caso da água, das embalagens, do uso da energia, dos transportes e da gestão dos resíduos.
 Há uma relação directa entre o que consumimos e o desenvolvimento sustentável. Quando consumimos com critério e com cuidado pelo ambiente estamos a preservar esses recursos e o próprio ambiente.

Vídeo do YouTube





História da água engarrafada

Vídeo do YouTube






Ouro Azul - A Guerra Mundial pela Agua

Vídeo do YouTube




Consumo adolescente

Vídeo do YouTube





A história das coisas

Vídeo do YouTube


A história das coisas (The Story of Stuff) é um documentário web sobre o ciclo de vida dos bens e serviços. O documentário, colocado na rede a 4 de Dezembro de 2007, foi escrito e narrado por Annie Leonard, e patrocinado pela Tides Foundation e pela Funders Workgroup for Sustainable Production and Consumption, em parceria com a Free Range Studios. Segundo o site oficial do documentário, o mesmo já foi visto por mais de 12 milhões de pessoas, tendo sido também visionado em milhares de escolas e diversos centros comunitários, em todo o mundo. 

O documentário tem a duração de 20 minutos e apresenta uma visão crítica da sociedade consumista. Mostra a relação que existe entre um grande número de problemas sociais e o ambiente e desafia-nos a criar um mundo mais sustentável e justo. O documentário divide-se em 7 capítulos: Introduction (Introdução), Extraction (Extracção), Production (Produção), Distribution (Distribuição), Consumption (Consumo), Disposal (Resíduos) , e Another Way (Outro caminho). 

O documentário descreve a economia de materiais, um sistema composto por extracção, produção, distribuição, consumo, e resíduos. Este sistema tende a expandir-se com as pessoas, o estado, e as empresas. 

A sua ideia principal é: Não é possível fazer funcionar indefinidamente um sistema linear num planeta com recursos finitos. Fonte: Wikipedia (artigo completo aqui

Ċ
Ilda Dinis,
08/09/2015, 14:01
ĉ
Ilda Dinis,
08/09/2015, 14:01
Ċ
Ilda Dinis,
08/09/2015, 14:01
Ċ
Ilda Dinis,
08/09/2015, 14:01