Baú‎ > ‎ECONOMIA A - 10º Ano‎ > ‎

- Unidade 1 - A actividade económica e a ciência económica

Custo de oportunidade

O custo de oportunidade é um conceito muito importante em microeconomia, já que se aplica a numerosas situações do nosso dia-a-dia.

O custo de oportunidade define-se como o valor da melhor opção não escolhida/realizada. Refere-se assim ao que uma pessoa deixa de receber. quando escolhe uma alternativa entre as várias possíveis. Talvez seja mais fácil se explicarmos através de alguns exemplos.

Supõe que eras proprietário de uma casa que se encontra desabitada. O custo de pagar mensalmente os impostos relativos a essa casa são de 50 €. Este é o custo de ter a casa desabitada?  A este custo, devemos adicionar o custo de oportunidade, que é o que deixamos de ganhar por não a ter alugado.Se a alugássemos por um valor, por exemplo, de 400 € , este seria o custo de oportunidade.

O que acontece se tiveres as tuas poupanças debaixo do colchão? Neste caso, o custo de oportunidade é o benefício proporcionado pela melhor alternativa possível. Se a melhor alternativa é depositar  esse dinheiro numa conta a prazo, o custo de oportunidade é o valor do juros que te seriam pagos.

Como vemos, o conceito de custo de oportunidade tem muitas aplicações na nossa vida quotidiana. Também se aplica na análise de investimentos, na gestão de empresas e na política económica.

Na análise de investimentos, o custo de oportunidade é utilizado para calcular o Valor Actual Líquido (VAL) de um investimento. Pelo que se actualizam os rendimentos futuros de um  projecto utilizando este custo de oportunidade. Quando se calcula a TIR, compara-se a mesma com o custo de oportunidade para decidir se um investimento é vantajoso ou não.

Na gestão de empresas, tomam-se diariamente inúmeras decisões económicas. Seja para a realização de investimentos ou para a afectação de recursos, o custo de oportunidade tem um papel fundamental. Por exemplo, se uma empresa decide contratar um empregado, o custo de oportunidade dessa decisão seria dado pelo melhor uso alternativo dos recursos necessários para contratar e pagar o salário mensal desse empregado, que pode ser o benefício que seria obtido pela empresa em aumentar os salários dos outros funcionários ou investir esse dinheiro numa campanha publicitária.

Ao nível do governo, a alocação de recursos deve ser avaliada do ponto de vista social. Os bens públicos não são sempre os preços de mercado, de modo que a avaliação social do investimento público é mais complicada. Ao mesmo tempo, as alternativas para a afectação de recursos do governo são geralmente quase ilimitadas. Por exemplo, para avaliar a oportunidade de um investimento na pavimentação de uma estrada, o benefício pode ser a economia de tempo pela utilização  da estrada. O custo de oportunidade é dado pela melhor alternativa disponível, que pode ser a ampliação de um hospital ou a construção de um jardim de infância. Pode haver muitos outros projectos alternativos. Na prática, a tomada de decisão do governo é influenciada por grupos de pressão (lobbys), pela legislação e por outros interesses distintos do benefício para a sociedade como um todo.

Conclusão

O custo de oportunidade é muito importante na nossa vida diária, nas decisões de empresas e governos. A existência de numerosas alternativas  envolve um custo de pesquisa de informação muito elevado, o que significa que, na realidade, as decisões são tomadas com informações limitadas. Isto não significa que o custo de oportunidade deixe de ser válido, mas que as decisões são tomadas com estimativas do custo de oportunidade muitas vezes subjectivas. Em organizações como os governos e as empresas, muitos factores influenciam a escolha de alternativas.

Outros exemplos:

O custo de oportunidade do duche matinal e do pequeno almoço é o tempo que não se utiliza para dormir mais um pouco. 

O custo de oportunidade de não tomar banho  poderia ser a rejeição social 

O custo de oportunidade de não tomar o pequeno-almoço pode ser a falta de energia e falta de atenção na escola.

O custo de oportunidade de comer um donut pode ser a má alimentação e o peso que se ganha. 

O custo de oportunidade de estudar uma disciplina e não outra é claramente o menor  tempo passado a estudar essa disciplina, mas pode também ser a descida da média nessa disciplina. 

Ler mais na Infopédia